?

Log in

No account? Create an account
"Cada um de nós é um universo"
Raul Seixas
Por que nunca esquecemos de como andar de bicicleta? 
24th-Oct-2007 07:28 pm
jd
Pesquisadores da Universidade de Sheffield e St Andrews, na Inglaterra, desenvolveram uma teoria matemática para explicar como nunca esquecemos de andar de bicicleta. Segundo os cientistas Jim Stone e Peter Jupp, reaprender habilidades parcialmente conhecidas induz à recuperação espontânea das memórias que ficaram armazenadas no cérebro.

Os cientistas dizem que a ação "andar de bicicleta" consiste em um conjunto de sentimentos e movimentos chamado "memórias motoras-sensoriais". Usando modelos de redes neurais que simulam a forma de como o cérebro armazena informações, eles provaram matematicamente os motivos de reaprendermos algumas habilidades com o mínimo de prática.

A razão é que as memórias são armazenadas de forma difusa, trancadas em um padrão de conexões entre diversos neurônios. Segundo o estudo, no momento em que reaprendemos alguma coisa, não corrompemos as habilidades já armazenadas, e sim as restauramos. Ou seja, ao tentar andar de bicicleta depois de muito tempo, nossas conexões cerebrais buscam as informações das primeiras vezes que esta ação foi aprendida.

"Esta é a primeira prova matemática de que a recuperação espontânea de habilidade não é apenas possível, mas inevitável", disse Stone à publicação Neural Computation, que publicou o estudo.

This page was loaded Dec 17th 2017, 9:07 pm GMT.